Grace And Frankie e os desafios da terceira idade

gracie

Olá pessoal, como estão ?

No post de hoje, falaremos sobre o envelhecimento e como ele pode ser lidado, com desafios, aprendizados e um novo sentido para a vida.

O seriado original Netflix, estrelado por Jane Fonda (A sogra) e Lily Tomlin (Família Buscapé) lançado em 2015, aborda a aceitação de um novo ciclo das duas mulheres e seus ex-maridos.

SOBRE O SERIADO

Grace (Jane Fonda) e Frankie (Lily Tomlin) estão encarando a temida terceira idade, mas não da forma que imaginavam. Quando os seus respectivos maridos revelam que estão apaixonados um pelo outro e planejam se casar, a vida delas é virada de cabeça para baixo. Agora, as duas, até então rivais, estão ligadas eternamente por esse acontecimento.

(O texto contará spoilers)

HISTÓRIA NO DIVÃ

Grace e Frankie se conhecem há anos devido a sociedade e amizade dos maridos, seus filhos cresceram juntos, porém, as duas não se suportam. Após os maridos confessarem que vivem um romance há 20 anos e anunciam o divórcio para então se casar, as duas acabam tendo que morar juntas e, a partir dessa convivência percebem que apesar das diferenças, uma pode ajudar a outra. Pois, após o baque do divórcio, o sentimento de medo e insegurança quanto ao futuro toma conta das duas. Além de lidar com o fato de os ex-maridos se casarem, as duas precisam enfrentar a nova fase e obstáculos.

Grace é uma típica “perua”, muito preocupada com a aparência, charmosa e bonita, tinha uma carreira de sucesso quando era mais jovem, mas largou  para se dedicar a família, deixando sua empresa para a filha mais velha. Já Frankie, é uma Hippie e artista que tenta viver o mais simples que pode, não da tanto valor a aparência e está sempre disposta a se conectar consigo mesma.

O envelhecimento normal é um processo difícil para todos, algumas pessoas sofrem mais e outras menos, mas todas sentem as dificuldades e os pesos que vem com a idade. O objetivo deste post é apresentar um pouco destas limitações e ajudar as pessoas a entenderem alguns comportamentos. O seriado trás algumas lições importantes e aborda, de forma divertida, o processo do envelhecer.

A série aborda diversos temas relacionados a esta faixa etária, vamos listar alguns deles:

As Limitações físicas

Grace e Frankie são duas senhoras saudáveis, que mantêm a mente e o corpo ativo. Mesmo confiantes consigo mesmas, tiveram momentos em que se sentiram diminuídas e envergonhadas, pelo fato de precisarem pedir ajuda para realizar algo que sempre fizeram sem precisar de ninguém. Como no episódio em que as duas ficam com dor nas costas e não conseguem levantar do chão para pedir ajuda. A série coloca de maneira cômica, mas pedir ajuda e admitir a limitação é algo muito difícil para maioria dos idosos, por isso é importante que suas famílias e entes queridos coloquem essas questões em pauta, conversem com eles e principalmente os escutem. Outro exemplo no seriado, é no episódio em que a Frankie vai renovar sua carteira de motorista e tem dificuldade para memorizar e estudar os conteúdos da prova teórica. Grace e Frankie sofrem com a ideia de estar ficando doentes, não é o caso na série, mas poderia ser. O fato de “poder ficar doente” na terceira idade causa uma angústia e sofrimento muito grande nos idosos.

A Aposentadoria

Esse tópico é muito importante, pois é colocado para nós que o “trabalho dignifica o homem”, e quando não está trabalhando perde o seu valor, o que não é verdade. Isso fica claro com os personagens desta série. Gracie relata situações relacionadas a sua aposentadoria, a maneira como se sentiu perdida e como demorou para entender que aquilo não era apenas o que tinha na vida, diz sentir falta de se sentir “poderosa” realizando coisas, desenvolvendo produtos e estando em constante contato com as pessoas. Outro exemplo de “crise” de aposentadoria é com o Sol (ex-marido de Frankie), que resolve se aposentar para ter mais tempo, mas quando realmente fica com tempo se sente perdido e só. Sol demora um pouco para achar o que gosta de fazer, como iria ocupar seu tempo de agora em diante. É muito importante que os aposentados procurem atividades para preencher seu dia e sua mente, assim como Robert (ex-marido de Grace) procurou o teatro, se aposenta para se dedicar ao que gosta e se sente completo. Uma mente e um corpo ativo prevê várias doenças e torna o seu dia a dia mais agradável.

O preconceito

Existem várias situações na série em que o preconceito relacionado aos idosos aparece, desde comportamentos simples, como funcionários as ignorarem pela idade e preferirem atender jovens “gostosas”. Gracie e Frankie abrem uma empresa para vender um vibrador específico para a terceira idade, no processo de achar parceiros para produzir o produto elas passam por situações difíceis. Empresas não fecham contrato, devido a idade das proprietárias, o marketing que contrataram realizou uma logo em que rejuvenesceu o rosto das duas, mas apesar das dificuldades, as duas se mantiveram firmes e não cederam as pressões da sociedade. É claro que as duas sofrem com o preconceito, mas continuam determinadas a mostrar ao mundo que as mulheres da terceira idade são bonitas, interessantes e inteligentes o suficiente para montar um negócio e cuidar dele. Terceira idade não é sinal de invalidez ou incapacidade de realizar o que deseja.

Os Relacionamentos amorosos e o sexo

Após o divórcio, as duas (principalmente Grace) procuram novos relacionamentos e afirmam que idade não é obstáculo para um novo amor ou sexualidade. É claro que na velhice, há algumas limitações quanto a relacionamentos sexuais, mas isso não impede de ser feito, se trata de amor, afeto e prazer, todos têm o direito de senti-los. O assunto da sexualidade se reforça na série, quando Grace e Frankie resolvem abrir um negócio juntas, conforme mencionado acima, relacionado a produtos eróticos para terceira idade.

 

Além da abordagem a respeito da aceitação do envelhecimento, Grace e Frankie abordam também outros assuntos importante, como a homossexualidade. O seriado é inteligente e divertido, vale a pena assistir. Esperamos que tenham gostado do post, cortam e comentem 🙂

635993718338133089-1998877954_mic drop

Para quem se interessa pelo assunto do envelhecimento, deixaremos algumas indicações de filmes que abordam estes temas :

Simplesmente complicado

Um divã para dois

Um amor de vizinha

A última Viagem a Vegas

Alguém tem que ceder

Up: Altas aventuras

Elsa & Fred

E se vivêssemos todos juntos?

Fonte das imagens :

https://www.theodysseyonline.com/14-reasons-grace-and-frankie-are-actually-you-and-your-best-friend

http://www.minhaserie.com.br/novidades/25276-netflix-renova-grace-and-frankie-para-a-3-temporada

8 Comments »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s