FROZEN

boneca_princesa_elsa_brilhante_disney_frozen_original_mattel_136_4_20170108000016

Oi pessoal

Nosso Divã de hoje será sobre a animação da grande sucesso da Disney, Frozen. Falaremos a respeito da atenção, do cuidado e amor que os papais devem ter com seus filhos e como os filmes infantis podem influenciar as crianças.

O filme foi lançado em 2013 e até hoje, faz muito sucesso! Foi a maior bilheteria do mundo a ser vendida até então.  Frozen chegou para encantar não só as crianças, mas também os adultos e hoje, poderemos entender um pouco por que.

SOBRE O FILME

Elsa, herdeira de Arendelle, possui o poder do gelo. Quando criança não sabia controlá-los e em uma brincadeira com Anna, sua irmã, congelou por acidente seu cérebro.

Os pais das princesas recorreram ao conhecimento e experiência dos Trolls, os quais curaram Anna e retiraram suas lembranças a respeito dos poderes de Elsa. Com medo de machucar sua irmã novamente, Elsa esconde seu poder com ajuda dos pais e tenta reprimi-lo (“encobrir, não sentir”), porém as irmãs inseparáveis acabam se afastando. Anna cresce sonhadora, no dia da coroação de Elsa, o castelo que havia sido fechado para o público abre as portas novamente.

Quando o povo descobre o poder de Elsa, ela fica com medo da reprovação e ódio de seu povo e foge para longe. Anna decide ir atrás de sua irmã e nessa aventura, conhece Kristoff, Sven e o querido Olaf.

 (A PARTIR DE AGORA O TEXTO VAI CONTER SPOILERS)

HISTÓRIA NO DIVÃ

Mais uma vez, a Disney lança uma animação encantadora com profundas mensagens a aprender. A doidinha, desastrada e apaixonante Anna vai em busca de sua irmã Elsa e acaba encontrando muitas aventuras.

A animação, além dos personagens carismáticos e engraçados, como o irreverente Olaf, um simpático boneco de neve, traz muitas lições de amor e cumplicidade!

São muitas as que podemos aproveitar, mas vamos apresentar algumas que mais nos chamaram a atenção:

  • Amor entre irmãos

As irmãs Elsa e Anna se amam muito, mesmo sendo “separadas” por muito tempo elas frozennão desistem uma da outra e tudo o que fazem é por amor. Elsa acredita estar fazendo o bem para Anna, ao se isolar, esconder seu poder e, anos depois, ir embora de seu Reino. Apesar de Anna achar que a irmã não a ama, não desiste dela e da relação das duas. Os papais e mamães de plantão devem sempre incentivar e cultivar a amizade entre seus filhos. Ter um irmão é ter um companheiro para a vida, eles são as únicas pessoas no mundo que entendem você por completo, pois eles estão juntos desde sempre.

A relação entre irmãos nunca é fácil, é um aprendizado e crescimento constante. Muitas vezes o ciúme de dividir os pais atrapalha essa relação, mas é preciso que os filhos entendam e percebam que o amor por eles é igual. É de extrema importância os pais trabalharem essa aceitação com os filhos e mostrarem que cada um tem sua individualidade e particularidade, mas uma família deve ser unida e saber conviver com cada diferença, por isso que os pais não devem comparar seus filhos, cada um tem a sua personalidade, suas habilidades, seus gostos e é importante respeitar as limitações.

  • Nunca desistir de quem se ama

Anna não abandonou sua irmã, mesmo sendo afastada várias vezes. Com ela, aprendemos a nunca desistir das pessoas que amamos. Quando Elsa esteve perdida e apavorada com o que seus poderes poderiam causar, Anna esteve ao seu lado, a entendendo e apoiando. Com seu Amor, Anna ajudou Elsa a se entender e sair do redemoinho de emoções que ela estava. Elsa se sentiu segura e amada pelo que ela é, a coragem e determinação de Anna ajudou Elsa a vencer seu medo.

  • Não deixar o medo te “congelar”

Como falamos brevemente, a personagem Elsa tem um poder especial de gelo, e quando descobriu, ela e seus pais ficaram muito apavorados. Com medo também de machucar a outra filha, os pais isolaram Elsa do mundo, ao invés de ajudá-la a controlar seus poderes preceriram reprimi-los, o que fez com que Elsa se sentisse uma “aberração” e com medo de machucar os habitantes de seu Reino. Quanto mais medo ela tem, mais fora de controle ficam seus poderes. Podemos associar esse exemplo da Elsa com diversas situações, como a pessoa que sofre crises de pânico, nada mais é que o medo e a ansiedade a “congelando”, o medo paralisa e quanto mais o negamos, mais ele cresce e foge do controle, assim como acontece com os poderes da Elsa. Por isso é importante para os papais e mamães ensinarem seus filhos a lidar com seus medos, encorajando e amando sempre.giphy

Podemos pensar também olhando para os pais da Elsa, quando descobriram que ela era diferente das outras crianças, que ela era “especial” eles ficaram com medo e preferiram esconde – la do mundo. Muitos pais que tem filhos “especias”, sentem medo da reação de outras pessoas, não querem que seus filhos sofram com preconceito e se machuquem, portanto acabam isolando – os, dica para estes pais, seus filhos merecem  viver e ser felizes, da maneira deles, deixe –os ter experiências, porque até as experiências difíceis são importantes. E lembrem-se, o diferente pode assustar em um primeiro momento, mas é com as diferenças que aprendemos, o diferente, novo, não é errado, só precisamos compreendê-los.

Este filme é puro amor!!!!!olaf

Espero que tenham gostado!! Deixe seu like e seu comentário!

Fontes das imagens : https://www.pensador.com/autor/frozen/

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-750689657-boneca-princesa-elsa-brilhante-disney-frozen-original-mattel-_JM

https://giphy.com/gifs/disney-frozen-olaf-14wdz0iaww2rc Y

8 Comments »

  1. Que fofuuuuuuraaaaa… Adooooro a forma como vocês escrevem…. Embora eu sempre busque a mensagem do filme, não tinha percebido diversas oportunidades de trabalhar o medo congelante e a necessidade da orientação adequada que pode ser ministrada pelos pais com o objetivo de auxiliar os filhos com seus superpoderes ou super problemas, hehehehehe… Gratidão!!! Beijos.

    Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s