MOANA

br.pinterest.com

Na resenha de hoje, falaremos a respeito da atenção, do cuidado e amor que os papais devem ter com seus filhos e como os filmes infantis podem influenciar as crianças.

O exemplo de hoje será o filme da nova princesa da Disney, a Moana, o desenho foi lançado no início deste ano e já fez muito sucesso. É um filme encantador, cheio de aventuras em alto mar.

SOBRE O FILME

Moana Waialiki é uma corajosa jovem, filha do chefe de uma tribo na Oceania, Querendo descobrir mais sobre seu passado, ajudar a família e sua tribo, ela resolve partir em busca de seus ancestrais, habitantes de uma ilha mítica que ninguém sabe onde é. Acompanhada pelo lendário semideus Maui, Moana começa sua jornada em mar aberto, onde enfrenta terríveis criaturas marinhas e descobre histórias do submundo.

(A PARTIR DE AGORA O TEXTO VAI CONTER SPOILERS)

HISTÓRIA NO DIVÃ

Este é um filme cheio de lições super ricas para todos os papais e mamães, pois ele trás muito a relação dos pais e da avó com a personagem principal. Moana possui uma relação muito forte com sua avó, a qual mesmo após a morte, ajuda a neta a seguir seus sonhos e objetivos. Atualmente o empoderamento feminino está muito visível e Moana representa a força da jovem mulher.

 Algumas lições observadas no filme:

  • Dificuldade dos pais em aceitarem o crescimento dos filhos

O pai de Moana deseja que a filha siga seus passos e se junte a ele para que governem sua aldeia. Mas Moana desde pequena tem vontade de navegar por outros lugares. Devido a uma tragédia do passado, o pai de Moana teme que a filha se machuque ao sair de sua aldeia e a proíbe de chegar perto do mar. Para salvar seu povo, Moana viaja pelo vasto oceano e faz o pai perceber que por mais que ele a queira sempre ao seu lado, Moana cresceu e agora precisa seguir seu próprio destino. Os filhos sempre serão crianças para os pais, mas os mesmos devem aceitar e entender a evolução e crescimento de sua prole e sempre apoiá-los e guiá-los para o que desejarem fazer.

  • O impacto das expectativas dos pais

No início do filme já fica clara a expectativa do pai de Moana em relação ao futuro dela, ele deseja que ela se torne a líder da tribo assim como ele e continue sua gestão. Porém, Moana não deseja ser líder da tribo, seu sonho é poder sair de sua tribo e conhecer novos lugares, navegar.

É muito difícil para ela tomar a decisão de ser quem deseja, porque acredita que sendo quem é, vai decepcionar os pais. E isto é muito comum em crianças e adolescentes, principalmente na adolescência. Por isso é muito importante que os pais observem seus filhos e deem a eles as escolhas do que quer ser ou fazer da vida. Na vida real percebemos muito essa questão no desejo dos pais em que seus filhos sigam uma carreira promissora, legado de família, mas muitos não querem seguir os passos dos pais e sim traçar seu próprio futuro, escolher o que ama fazer e não somente o que os pais desejam. Alguns jovens acabam escolhendo uma faculdade por insistência dos pais, mas ao terminá-la não se sentem completos e felizes, alguns não terminam e decidem seguir seus sonhos.

  • A importância de acreditar em si mesmo

Com o personagem Maui, podemos ver como é importante acreditar que é capaz, quando a Moana o encontra na ilha e o “recruta” para missão de entregar o coração da Deusa, ele está totalmente desacreditado dele mesmo, acredita que jamais irá vencer a Deusa e que nunca conseguirá ser um herói novamente. Mas Moana o ajuda a voltar a crer nele mesmo, ela mostra que com esforço e determinação tudo é possível, que juntos eles podem vencer o mal. Os desenhos/filmes Disney focalizam bastante no “acreditar em si mesmo”, o objetivo é que as crianças entendam que sempre devem acreditar em suas capacidades e sonhos e que nunca deixem que lhe digam o contrário. O papel dos pais na vida da criança é ajudar nessa autoconfiança, sempre acreditem em seus filhos, por mais que muitos sonhos e desejos pareçam “loucura”. Vale ressaltar que o “acreditar” é diferente de “posso tudo”. Acreditem que são capazes, mas se precisarem de ajuda não se sintam ofendidos por isso.

  • Aceitar e compreender sentimentos negativos

Com a Deusa Te Fiti pudemos perceber como os sentimentos negativos podem tomar conta de nosso ser. Quando Maui rouba o coração da Deusa, ela se torna raivosa e triste, seus frutos, flores e animais começaram a morrer, mas quando Moana consegue ficar próxima e realmente olha para a Deusa, faz lembrar que ela não é feita apenas de ódio, tristeza e rancor, mas que dentro dela existe um ser cheio de amor e felicidade, pronto para colocar vida em tudo que toca. Por isso é importante que os pais mostrem para seus filhos que ter sentimentos negativos é algo natural e que devemos aprender a entendê-los e aceitá-los, para que eles não tomem conta de nosso ser e assim como Moana, lembrar que com o amor e compaixão podemos mudar o mundo.

Te Fiti, uma deusa, a Ilha Mãe: Moana:

Espero que tenham gostado!! Deixe seu like e seu comentário!

Fonte das imagens: https://br.pinterest.com/offsite/?token=218-774&url=https%3A%2F%2Fstatic1.squarespace.com%2Fstatic%2F53323bb4e4b0cebc6a28ffa2%2Ft%2F57da8c9703596e21e4298d22%2F1473940638155%2FMoana&pin=458733912030076590

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s