A Bela e a Fera

A-BELA-E-A-FERA-BEAUTY-AND-THE-BEAST.00

Olá pessoal

Em nosso divã de hoje, falaremos sobre um clássico que amamos, foi lançado recentemente como um live action Disney e estrelado por Emma Watson, nossa eterna Hermione Granger de Harry Potter.

A história francesa, Bela e a Fera, originalmente escrita por Gabrielle-Suzanne Barbot, Dama de Villeneuve, em 1740, foi inspirada na versão do conto de Jeanne-Marie Leprince de Beaumont, se passa no século XVIII e teve sua primeira versão em desenho animado imortalizada nas telas em 1991, pela Disney.

SOBRE O FILME

A Bela e a Fera, trás a história que muitos já conhecem, do belo e rico príncipe, que tinha tudo, mas era egoísta e grosseiro, não via além das aparências. Ao recusar abrigo a uma senhora velha e pobre, o príncipe e seu reino são amaldiçoados e o mesmo condenado a ser uma “Fera”.

 Anos depois, a jovem Bela é aprisionada pela Fera, em troca da liberdade de seu pai que havia pego uma simples rosa do castelo. Ao longo da convivência, Bela e a Fera passam a se conhecer melhor e nutrem sentimentos um pelo outro.

HISTÓRIA NO DIVÃ

O filme infantil, que agrada não só as crianças, mas também os adultos, trás muitos ensinamentos e assuntos que papais e mamães devem ficar atentos quando assistirem com seus filhos. Apresentamos dois assuntos principais abordados:

  • Seja você mesmo

A-BELA-E-A-FERA-BEAUTY-AND-THE-BEAST.102

A Jovem Bela é vista na província onde mora como uma garota esquisita, pois diferente das outras mulheres da vila, Bela ama ler e aprender. É constantemente criticada por pensar em maneiras diferentes de lavar a roupa, por exemplo, pois diferente do desenho, no filme Bela é uma inventora e ajuda o pai. É importante para os pais que expliquem aos seus filhos, por mais que muitas pessoas os achem “esquisitos” o importante é ter autonomia e ser o que quiser ser. Bela não se deixa abater pelo olhar de reprovação e até ensina outras crianças a lerem, é autêntica e corajosa. Crianças, não deixem de seguir seus sonhos e fazerem o que gostam. Papais e mamães deixem que seu filho faça o que gosta, pois assim crescerá um adulto feliz, os indivíduos são peculiares e únicos. Às vezes o diferente pode assustar, mas é a essência do ser humano.

  • Observe além das aparências

Para Ilustrar este tópico temos dois personagens, a Fera e o Gaston:

  • FERA

A-BELA-E-A-FERA-BEAUTY-AND-THE-BEAST.502

Um belo príncipe condenado condenado a viver como uma Fera, pois só enxergava riqueza e beleza exterior, era egoísta e não se importava com seu povo.

Ao receber tal maldição, se tornou amargo e agressivo, mas ao conhecer Bela passou a não se sentir mais solitário e os dois juntos construíram uma relação. O príncipe enxergou o verdadeiro significado do amor. Bela enxergou na Fera um homem bom e solidário, além de sua aparência primitiva, o que prevaleceu foi o amor e companheirismo que os dois construíram. O sentido figurado da “Fera” que podemos perceber é que um indivíduo à primeira vista apresenta uma aparência “feia” mas, que em um segundo olhar, percebe-se um indivíduo “bonito”.

  • Gaston

 Bonito e muito desejado pelas mulheres da província, quer casar com Bela, a qual não se interessa por ele, pois Gaston apesar de bonito é uma pessoa ruim e fútil. Gaston é um rapaz bonito e forte, porém, se acha tão irresistível que não enxerga os outros, somente a si mesmo. Ele acha que todas as mulheres vão estar sempre aos seus pés, mas engana-se com Bela.

  • Valorizar figura feminina

Bela e a Fera é um graA-BELA-E-A-FERA-BEAUTY-AND-THE-BEAST.06-1nde clássico que aborda diversos assuntos como esses citados, mas um ponto que também vale ressaltar é a representatividade para as meninas. Bela é diferente das outras princesas, uma garota comum que se torna princesa ao se apaixonar por um príncipe e quebrar a maldição. Destemida, leal, corajosa, uma princesa que não precisa ser resgatada, luta até o fim pelo que acredita e por quem ama e não fica a mercê do que a província onde vive oferece, deseja crescer, aprender. Mostrem para suas meninas, papais e mamães, que elas podem ser o que sonharem independente do que a sociedade impõe.

Espero que tenham gostado! Se gostou curte e deixe um comentário! 

Fonte das imagens : http://patyshibuya.com.br/bela-e-fera-filme-beauty-beast-movie/

1 Comment »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s